Friday, March 19, 2010

Uma praia de sonho - Beach House @ C.C. Vila Flor

Em 2006 os Beach House deram nas vistas com um álbum homónimo, o primeiro das sua carreira. Em 2008, com Devotion, foram ainda mais aclamados e conquistaram os corações dos melómanos. No início deste ano foi editado Teen Dream, considerado por muitos um dos melhores lançamentos musicais de 2010 cimentando assim uma posição de destaque no panorama musical "indie".
Este duo norte-americano é frequentemente catalogado de "dream pop" - etiqueta que é perfeitamente compreensível dada a sua sonoridade algo atmosférica e evocativa da leveza dos sonhos. Fechar os olhos a ouvir as melodias de Beach House é quase como flutuar por uma praia longínqua e inalcançável.
Perante um auditório quase cheio, Victoria Legrand, Alex Scally e um baterista anónimo subiram ao palco no qual uns guarda-sóis luminosos eram o único instrumento cénico. Conjugados com o efeito já de si onírico da música dos Beach House, os guarda-sóis permitiam imaginar que estávamos numa praia e que, por trás dos músicos, o sol se punha no mar.

Como seria de esperar, o concerto centrou-se em Teen Dream (tocado quase na íntegra), mas músicas como Master of None, Gila ou Heart of Chambers permitiram rápidas visitas aos dois discos anteriores. Também não foi propriamente surpresa que a música mais aplaudida tenha sido a Zebra.
A última faixa de Teen Dream fechou também o concerto - Take Care encarregou-se de encerrar em grande um concerto que passou depressa demais. Esse momento foi apenas superado pela intensidade de 10 Mile Stereo, a última música a ser ouvida no Centro Cultural Vila Flor, já no encore.
Minutos depois do fim do espectáculo, os dois protagonistas da noite juntaram-se aos inúmeros fãs que os esperavam no foyer do CCVF. Com um sorriso no rosto Alex e Victoria foram distribuindo autógrafos assinando tudo o que lhes chegava às mãos.
Uma atitude simpática para terminar em alta uma noite que já de si tinha sido muitíssimo bem passada.

Continuação de bons sonhos, Beach House. Voltem sempre!

13bly