Tuesday, October 16, 2012

epipháneia xv

epifania
(grego epipháneia, -as, aparição, manifestação)
s. f.
1. Relig. Manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.
2. Relig. Festa religiosa cristã que celebra essa manifestação. = dia de Reis
3. Qualquer representação artística dessa manifestação.
4. Relig. Aparecimento ou manifestação divina.
5. Apreensão, geralmente inesperada, do significado de algo.

Já há muito que não me acontecia uma epifania tão forte. É verdade que de vez em quando dava por mim a sorrir enquanto ouvia este ou aquele tema, mas nada tão intenso que justificasse a 15ª entrada desta rubrica. Hoje, Julia Holter mudou isso. Ekstasis - o segundo álbum da americana - é um caso bicudo sobre o qual ainda não me consegui decidir. Tanto o ouço e acho que é a coisa mais genial à face da Terra como me parece uma seca descomunal.



Neste que é um dos seus temas mais acessíveis, Julia está algures entre uma Ásia etérea e cheia de ecos e a doçura dumas Au Revoir Simone menos agarradas a refrões orelhudos. A sensação que fica é um misto de desolação e de consolo que, naquele momento específico desta cinzenta tarde de Outono, me soube a mel.

13bly